NOSSA CONVENÇÃO.

NOSSA CONVENÇÃO.
"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência." - Jeremias 3:15 (ACF).

COORDENADORIA

COORDENADORIA DO LESTE DE MINAS CIDADE DE CORONEL FABRICIANO MG e-mail do blog reverendorj@ig.com.br Entre em contato conosco. Através do nosso e-mail, você pode: - Enviar sua sugestão de matéria; - Divulgar o seu artigo; - Anunciar os eventos da sua igreja (caso seja da CNADF); - Solicitar parceria ou permissão para publicar nossos textos; - Enviar sua palavra de elogio ou de crítica. SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...

quarta-feira, 6 de março de 2013

O Primeiro Culto Realizado no Brasil.


 
 
PROTESTANTISMO NO BRASIL
Primórdios da Igreja Evangélica no Brasil
Já muito cedo na história do Brasil, temos notícia de pessoas evangélicas aqui. Pelo ano de 1530, por exemplo, vivia em São Vicente, Estado de São Paulo, um escrivão chamado Heliodoro Hessus, filho de Eobano Hessus, amigo de Martinho Lutero. Mais conhecido ainda tornou-se o nome de Hans Staden, um luterano amigo de Hessen que, pelo ano de 1550, viveu por algum tempo no Brasil. Tais notícias foram confirmadas pelo padre José de Anchieta que relata ter encontrado em São Vicente defensores de idéias luteranas.

Chegada dos Huguenotes no Rio de Janeiro
O vice-almirante francês Nicolau Durand de Villegaigon, ouvindo falar das maravilhas das terras do Brasil, recém-descobertas, com o apoio do almirante Gaspar de Coligny, conseguiu de Henrique II - rei da França, dois navios equipados com víveres e, munido de artilharia, partiu em rumo às terras que tanto ambicionava.

Nessa expedição, Villegaigon não teve o devido cuidado na seleção dos homens que o acompanharam, o que resultou numa grande conspiração dos seus homens contra o vice-almirante. Debelada a conspiração, 16 dos conspiradores foram executados.

Informado do parcial fracasso da expedição chefiada pelo seu protegido, o próprio almirante Coligny, arregimentou e chefiou a segunda expedição formada por 300 homens e mais três navios. Entre os tripulantes dos três navios, haviam 14 cristãos huguenotes de renome, chefiados por Filipe de Gorguilarai. Haviam também dois pastores: Pierre Richier e Guilhaume Chartier. Outros cristãos que integravam a comissão dos catorze: Pierre Bourdon, Mathieu Varneuil, Jean du Bordel, André La-Fon, Nicolas Denis, Jean de Gardien, Martin David, Nicolas Raviquet, Nicolas Carmau, Jacques Rosseau, e o historiador da expedição, Jean de Leri.

Após quatro meses de viagem da França ao Brasil, a expedição chegou ao porto do Rio de Janeiro no dia 7 de Março de 1557. Villegaigon recebeu festivamente os cristãos, pois estes mereciam sua confiança e neles estava a esperança de êxito da conquista desta parte da América.


O Primeiro Culto Realizado no Brasil
O desembarque dos huguenotes deu-se no dia 10 de Março de 1557 e no mesmo dia realizou-se o primeiro culto em terras brasileiras. Dirigiu o culto, o pastor Pierre Richier, que pregou baseado no versículo 4 do Salmo 27. Na ocasião foi cantado o Salmo 5. Onze dias depois, ou seja, no dia 21 de Março de 1557 domingo, organizou-se a primeira Igreja Evangélica do Brasil, oportunidade que foi aproveitada para celebração da Ceia do Senhor.

O vice-almirante Villegaigon foi o primeiro a participar da Ceia do Senhor, entretanto, mais tarde traiu e perseguiu os cristãos. Por sua ordem foram executados Jean du Bourdel, Mathieu Varneuil e Pierre Bourdon. Por esta ação, os historiadores passaram a chamá-lo de "Caim da América". Também no dia 20 de Janeiro de 1567, quando eram lançados os fundamentos da cidade do Rio de Janeiro, por ordem de Mem de Sá, com a assistência do Padre José de Anchieta, foi executado Jacques le Balleur, cristão chegado ao Brasil na Expedição chefiada por Villegaigon.