NOSSA CONVENÇÃO.

NOSSA CONVENÇÃO.
"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência." - Jeremias 3:15 (ACF).

COORDENADORIA

COORDENADORIA DO LESTE DE MINAS CIDADE DE CORONEL FABRICIANO MG e-mail do blog reverendorj@ig.com.br Entre em contato conosco. Através do nosso e-mail, você pode: - Enviar sua sugestão de matéria; - Divulgar o seu artigo; - Anunciar os eventos da sua igreja (caso seja da CNADF); - Solicitar parceria ou permissão para publicar nossos textos; - Enviar sua palavra de elogio ou de crítica. SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...

sexta-feira, 31 de maio de 2013

história do pastor O Pastor Paulo Leivas Macalão teve papel destacado no Movimento Pentecostal no Brasil .

                                          
O Pastor Paulo Leivas Macalão teve papel destacado no Movimento Pentecostal no Brasil e foi um dos responsáveis pelo crescimento da Assembléia de Deus, fundou o Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira -CONAMAD . Por muitos anos, o pastor Paulo Leivas Macalão também foi conselheiro da Sociedade Bíblica Brasileira, Conselheiro da CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus.

Paulo Leivas Macalão
Pastor (RJ) (In memoriam - 1903 a 1982]
: Liderança
- Foi Presidente da AD - Ministério Madureira (RJ).
- Foi conselheiro da Sociedade Bíblica do Brasil, conselheiro vitalício da CPAD e presidente do Instituto Bíblico Ebenézer, da Convenção Nacional de Obreiros de Madureira e do Conselho Fiscal da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil.
- Foi também membro do Comité Internacional Pentecostal, chegando a representar o Brasil na Conferência Mundial Pentecostal realizada em Dálias, Texas, quando pregou a Palavra de Deus.
- Presidente da Mesa diretora da Convenção da CGADB em 1937.
: Pessoal
- Nascimento: 17 de Setembro de 1903.
- Natural: Livramento (RS)
- Pais: General João Maria Macalão e Joaquina Jorgina Leivas.
- Esposa: Zélia Brito (casou-se em 17 de Janeiro de 1934]
- Filho: Paulo Brito Leivas Macalão.
- Falecimento: 26 de Agosto de 1982.
: Formação
- Recebeu educação evangélica. Recebeu os primeiros ensinamentos no Colégio Batista do Rio de Janeiro, então Distrito Federal.
- Completou seu curso colegial no Colégio D. Pedro II, a mais tradicional escola carioca.
- Era desejo de sua família que seguisse carreira militar, e ele concordava. Seu sonho era entrar no Colégio Militar de Realengo para seguir carreira.

: Ministério
- Em 5 de Abril de 1924, entregou sua vida a Cristo.
- Em 3 de Novembro do mesmo ano, foi batizado nas águas.
- Por essa razão, deixou de lado a carreira militar e dedicou-se à tarefa de pregar o Evangelho. Sua família, depois de relutar muito, cedeu ao desejo do filho, deixando de pressioná-lo para que abandonasse seu intento.
- Paulo começou sua campanha de evangelização nos subúrbios do Rio considerados na época zona rural da cidade.
- Evangelizou com ardor em Realengo, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz e Marechal Hermes, bem como nas cidades de Petrópolis e Niterói. Várias congregações foram abertas nos lugares onde passou.
- Em 17 de agosto de 1930, missionário Gunnar Vingren, então líder da Assembléia de Deus no Rio de janeiro, aproveitando a visita do pastor Lewi Pethrus ao Brasil, consagrou Paulo Leivas Macalão ao santo ministério.
- Bangu foi a localidade escolhida para iniciar suas atividades como ministro. Ali, construiu o primeiro templo da Assembléia de Deus na cidade do Rio de Janeiro. Esta igreja ficava na Rua Ribeiro de Andrade, 65, lugar onde foi celebrado seu casamento com Zélia Brito
- O casal só teve um filho, Paulo Brito Leivas Macalão, que haveria de se tornar missionário posteriormente.
- Mais tarde, o trabalho em Bangu foi transferido para Madureira, bairro em que se estabeleceu a sede dos trabalhos abertos pelo pastor Paulo.
- De lá, a igreja expandiu-se para outros estados, como Minas Gerias, Paraná, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo e Brasília.
- Ao falecer, em 26 de agosto de 1982, deixou o ministério da AD de Madureira com cerca de 200 pastores, 500 evangelistas, 2 mil presbíteros, 5 mil diáconos, 4 mil auxiliares, 6 mil músicos, 600 igrejas, mil congregações, 3 mil pontos de pregação e um total de membros e congregados de 500 mil.

: Realização
- Compositor com o maior número de hinos no hinário Harpa Cristã.
- Construiu o primeiro templo da Assembléia de Deus na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
: Homenagem
- Recebeu o título de cidadão do antigo Estado da Guanabara.
: Autoria
- Corrigiu e ampliou a Harpa Cristã.
- Autor de maior quantidade de hinos na Harpa Cristã.
: Fonte
- Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD

Nasceu na cidade de Livramento, RS, a 17 de setembro de 1903. Filho do general João Maria Macalão e de D. Joaquina Jorgina Leivas Macalão. Recebeu sua educação inicial no Colégio Batista, no então Distrito Federal, e completou seu curso colegial no Colégio D. Pedro II. Era desejo de sua família que seguisse a carreira militar, e ele concordava, pois estava resolvido a entrar mesmo no Colégio Militar de Realengo, para seguir a carreira de seu pai. O curso de sua vida, no entanto, estava sendo orientado por Deus, Converteu-se em 5 de abril de 1924, sendo batizado a 3 de novembro do mesmo ano. Por essa razão, deixou de lado a carreira militar e dedicou-se à tarefa de expressar o seu amor à causa evangélica, seguindo o glorioso ideal de ganhar almas para o reino de Deus.

Não foi fácil para o jovem Paulo seguir os passos iniciais de sua nova carreira, porque encontrou os primeiros obstáculos entre os seus. Sua família, sentindo que este era o seu destino e que esta era a vontade de Deus, cedeu diante da fé inabalável do jovem crente.

Paulo Macalão começou sua campanha de evangelização nos subúrbios da zona rural, passando por Realengo, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Marechal Hermes, bem como nos arredores do Estado do Rio de Janeiro, como Petrópolis e Niterói.

Os resultados não demoraram a chegar: um número de congregações foi estabelecido com o fim de salvar aqueles que estavam sem esperança, jazendo na incredulidade, levando-os à segurança da fé.
A 17 de agosto de 1930, o missionário Gunnar Vingren, que era o pastor da igreja no Rio de Janeiro, aproveitando a visita ao nosso país do missionário Lewi Pethrus, da Suécia, consagrou Paulo Leivas Macalão ao ministério da Palavra de Deus.

Bangu foi a localidade escolhida para seu trabalho evangelístico e para a construção do primeiro templo das Assembléias de Deus no Distrito Federal. Esta igreja ficava na rua Ribeiro de Andrade, 65, onde a 17 de janeiro de 1934, casou-se com Zéliz Brito, nascendo-lhe o único filho, Paulo Brito Leivas Macalão, hoje pastor em Caldas Novas, GO. Mas tarde o trabalho foi transferido para Madureira, bairro em que se estabeleceu a sede da igreja. De lá, espalhou-se para outros Estados, como Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo e, também, Brasília, quando do início da nova Capital Federal.

Por muitos anos, o pastor Macalão foi conselheiro da Sociedade Bíblica do Brasil, e Conselheiro Vitalício da CPAD. Foi presidente do Instituto Bíblico Ebenézer; da Convenção Nacional dos Obreiros de Madureira, e do Conselho Fiscal da Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil.

Ainda por longo tempo, foi membro do Comitê Internacional que planeja as Conferências Mundiais Pentecostais, em Dallas, Texas, representando o Brasil, quando teve ocasião de fazer vibrante pregação.
Visitou igrejas na Inglaterra e na Suécia, inclusive a Igreja Filadélfia em Estocolmo. Em Springfield, Missouri, quando da sua visita oficial à Sede Central das Assembléias de Deus na América do Norte, foi ali diplomado.
Recebeu também o título de cidadão do antigo Estado da Guanabara.
Corrigiu e ampliou a Harpa Cristã em sua última edição.

Passou a estar com o Senhor no dia 26 de agosto de 1982, aos 79 anos de idade.
Não é possível avaliar o trabalho desenvolvimento pela AD em Madureira, que cresce a cada momento em todo o Brasil, mas uma estatística aproximada apontaria cerca de 2500 pastores, 5000 evangelistas, 8000 presbíteros, 11000 diáconos, mais de 3500 igrejas, mais de 3000 congregações, com um total de aproximadamente 3.500.000 membros.

1. História das Assembléias de Deus no Brasil, CPAD, 2ª edição, 1982.